domingo

Como fazer um backup do modelo do blog (copia de segurança)

Muita gente, blogueiros iniciantes e até mesmo veteranos, perdem muito tempo, e até mesmo todo seu trabalho, por não tomar um cuidado muito simples: Salvar um arquivo de backup do estado atual do seu blog.
Sempre que você for efetuar uma mudança no layout do seu blogger (editar o html), é recomentavel que se faça um backup do seu blog. Assim se algo der errado durante as mudanças você pode facilmente voltar o seu blog ao estado anterior a essa mudança, e assim não perder todo o trabalho que você empenhou para deixar seu blog no estado atual.
Veja como é simples evitar esse problema:

Fazendo backup do estado atual do seu modelo:
Acesse o painel de controle do seu blogger. Pode acessa-lo cricando aqui.
No painel de controle, clique em Design. Em seguida selecione a guia “Editar HTML”.
Logo abaixo de: “Fazer backup / Restaurar modelo” basta que você clique no link “Baixar modelo completo”.
 modelo

Basta então escolher o local onde deseja salvar o arquivo, (da mesma forma que você faz quando vai baixar qualquer arquivo ou musica da internet).
Após feito o download (que não demora nada mais que alguns seguindos), você pode mudar o nome do arquivo para facilitar sua localização quando precisar.
Pronto, feito isso, você pode fazer as alterações que bem entender no modelo do seu blog, com a garantia de que se algo não sair como você esperava, você pode voltar o modelo ao estado que estava antes das mudanças, sem perda nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogroll