sábado

Internet Popular Tire aqui algumas duvidas

1 – Onde a Internet Popular estará disponível?
O objetivo do governo é levar conexão via banda larga a preços acessíveis para as cinco regiões do país. Segundo o ministro das comunicações, Paulo Bernardo, apenas 27% dos lares atualmente têm acesso ao serviço de internet banda larga.
2 Quando o PNBL começa a operar?
 Segundo o acordo firmado com as empresas a partir de outubro as operadoras devem começar a vender os primeiros planos de assinatura. O governo ainda não fechou o cronograma de expansão, mas a expectativa é de que o serviço esteja presente em cerca de 70% dos domicilios e disponível em todo o país até 2014.
3 Quais operadoras ja aderiram ao PNBL?
Até o momento Telefônica, Oi, Sercomtel e CTBC firmaram acordo.
4 O que acontece nas cidades onde as teles não atuam?
No caso das cidades onde nao atuarem, elas irão ofertar a capacidade no atacado a pequenos provedores com valores menores do que os praticados atualmente.
5 Quanto vai custar?
O plano normal será de R$ 35 reais mensais, mas o valor poderá cair para R$ 29,90 nos estados que optarem pela isenção do ICMS.
6 Qual sera a velocidade de conexão ofertada?
Inicialmente, as empresas terão de oferecer aos clientes a velocidade de 1 megabit por segundo (Mbps). Que deve aumentar anualmente chegando a 5 Mbps até 2014.
7 Essa velocidade de 1 Mbps será real ou nominal?
Provável esse será apenas o valor nominal. O valor real deverá ser menor. Atualmente, as empresas são obrigadas a entregar apenas 10% da velocidade anunciada. A presidenta Dilma Rousseff queria um compromisso de pelomenos 70% para o PNBL, mas as teles resistiram. Agora, cabe à Anatel estabelecer uma regra até o final de outubro.
8 – O acesso será via cabo ou rede sem fio?
Ambos. O acordo não se restringe a um tipo de acesso. Nos locais onde as empresas não conseguirem oferecer o serviço de banda larga fixa, haverá a possibilidade de oferta via 3G.
9 Quem nao possui uma linha telefonica devera fazer a assinatura de uma  para ter internet?
Não. As operadoras não podem obrigar os clientes a comprar outros produtos, (Venda casada), caso eles desejem adquirir somente o plano de internet. No entanto, as empresas estão autorizadas a oferecer pacotes que incluem telefone fixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogroll